Corredor Verde com Ciclovia (Av. Cruzeiro do Sul)

Matéria sobre o Corredor Verde com Ciclovia idealizado por Jorge Ifraim, consensuado, articulado e conquistado pelo Movimento Santana VIVA que catalisa o Plano de Bairro local (Revista ZN dez.13 - pag.50 -ed. 143).
Este trechho inicial (650m dos cerca de 2 km solicitados) já faz parte do objetivo de requalificar a área, tradicionalmente esquecida pelo poder público e que hoje se encontra degradada.

http://www.revistazn.com.br/revista-zn-online/143-dezembro-2013/#50/z




=================================================================


Matéria do jornal Metrô News de 02 de maio de 2013





=================================================================


Reunião na sede do METRO, realizada em 23 de abril com o presidente do Metrô, Peter Walker, o diretor de Operações Mário Fioratti e o vereador José Police Neto.





Reunião agendada pelo vereador José Police Neto na sede do METRO, realizada na manhã de 23 de abril com o presidente do Metrô, Peter Walker, o diretor de Operações Mário Fioratti, e Jorge Ifraim representando o Movimento Santana VIVA. Foi consensuada a criação de um grupo para discutir alternativas de novos modelos de ocupação da área do canteiro central da Avenida Cruzeiro do Sul, sob os trilhos do METRO..
Nossa sugestão é a implantação de um CORREDOR VERDE com ciclovia, requalificando urbanisticamente esta área tradicionalmente esquecida elo poder público, e fazendo com que a população se aproprie de uma área de cerca de 18.000 m2, estrategicamente localizada no eixo Norte-Sul de São Paulo - chegando até a Marginal do Tietê, a cerca de 3,5 km do marco zero da cidade.
A ideia é reunir Metrô, Prefeitura e sociedade civil.
O Metrô já se disponibilizou a auxiliar no processo de recuperação da área, com instalação de bicicletários e novo sistema de iluminação (projeto, implantação, operacionalização e manutenção).
Arquitetos ligados ao mandato do vereador farão estudos preliminares junto com a sociedade civil para sugerir alternativas de ocupação.
A revitalização do canteiro central da Cruzeiro do Sul é resultado do esforço da sociedade civil que se opôs ao gradeamento que seria feito no local e pediu que a área fosse transformado em um ‘corredor verde’, com áreas verdes, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e ciclovia. Nos moldes do implantado na Avenida Braz Leme - hoje uma das mais bonitas da capital.
 — com José Police Neto e Jorge Ifraim em Cia Metropolitano São Paulo Metro.
Curtir ·  · Compartilhar · Editar · 23 de abril

==============================================================


Reunião em 09.abr.13 com a Chefe de Gabinete do Secretaria Municipal  de Relações Institucionais (Maria Angélica Fernandes). 


Foto: O Movimento Santana VIVA, representado por Tino Perez e Jorge Ifraim, fez uma reunião na tarde de hoje com a Chefe de Gabinete do Secretário Municipal João Antonio da Silva Filho (Relações Governamentais - SERG) - Maria Angélica Fernandes. 
Foi discutida  a necessidade de se parar as obras do trecho Norte do Rodoanel - à espera das definições e diretrizes advindas do novo Plano Diretor Estratégico e de estudos de impacto mais bem elaborados. Estas posições foram defendidas pelo Dr. Carlos Eduardo de Castro Souza (advogado) e pela Cristina Navarro (Associação Unidos na Luta pela Igualdade - Soli, do Mandaqui).
Depois o conselheiro do CADESst Jorge Ifraim apresentou um breve histórico da vitória da Sociedade Civil que foi a retirada das grades que iriam cercar um área de aproximadamente 18.000 m2 estrategicamente localizada no eixo Norte-Sul paulistano - a pouco mais de 3 km do Marco Zero da cidade.
Em seu lugar a comunidade decidiu por um Corredor Verde com ciclovia - projeto que requalificará toda esta área hoje degradada, e que foi apoiado até agora por 8 vereadores e mais de 1.170 pessoas que assinaram a petição (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CV2012).
E mostrou também as mensagens de apoio do presidente do Metro (Peter Walker) e do vice-governador Guilherme Afif Domingos.
Por outro lado, demonstrou o "jogo de empurra" entre o Metro e a subprefeitura Santana-Tucuruvi - cada um dizendo que o terreno e a responsabilidade pela obra é do outro  - conforme matéria publicada no ESTADÂO de 04.out.13  http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,linha-azul-grades-de-canteiro-sao-retiradas-,1016732,0.htm.
A Secretaria Especial de Relações Governamentais ficou de agendar uma reunião com a participação também do Secretário Adjunto de Coordenação das Subprefeituras (Valdir Santana), do Subprefeito de Santana-Tucuruvi (Roberto Cimino) , do Metro e de membros do Movimento Santana VIVA - representando a Sociedade Civil, para se chegar a uma solução rápida e benéfica para a região.
Participaram também os assessores técnicos da Secretaria Especial de Relações Governamentais Severino Pereira e Marcos Germano.



O Movimento Santana VIVA, representado por Tino Perez e Jorge Ifraim, fez uma reunião na tarde de hoje com a Chefe de Gabinete do Secretário Municipal João Antonio da Silva Filho (Relações Institucionais ) - Maria Angélica Fernandes.
Foi discutida a necessidade de se parar as obras do trecho Norte do Rodoanel - à espera das definições e diretrizes advindas do novo Plano Diretor Estratégico e de estudos de impacto mais bem elaborados. Estas posições foram defendidas pe...Ver mais
 — com Jorge Ifraim e Tino Perez em Prefeitura da Cidade de São Paulo.



=================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário